A culinária do Norte do Brasil possui forte influência indígena, com muitos pratos de peixes e carnes de caça. É rica devido aos ingredientes oferecidos pelo bioma amazônico e por isso, é um dos maiores exemplos de culinária nacional. Parte da cultura portuguesa foi incorporada na gastronomia através dos imigrantes que permaneceram na região após a colonização. Além disso, outros povos deixaram suas contribuições tais como japoneses, italianos e libaneses.
A região norte abriga a Floresta Amazônica e o Rio Amazonas e é composta pelos estados:
- - Amazonas (AM);
- - Acre (AC);
- - Amapá (AP);
- - Roraima (RR);
- - Rondônia (RO);
- - Pará (PA);
- - Tocantins (TO)
Os principais ingredientes consumidos na região norte são milho, mandioca, farinha d'água, farinha seca, farinha de peixe, guaraná em pó, açaí, cupuaçu, castanhas, peixes diversos, etc.
Comidas Típicas da Região Norte
♦ Pato ao tucupi ♦ Peixada de Tucunaré ♦ Tacacá ♦ Pescada Paraense ♦ Mujica de peixe ♦ Damorida ♦ Bolo de macaxeira ♦ Caruru ♦Gurijuba ♦ Maniçoba ♦ Pirarucu de Casaca
Pato no Tucupi
O pato no tucupi é um prato popular da região norte composto por pato, jambu e tucupi (líquido extraído da mandioca brava). Outros temperos também são acrescentados. Como acompanhamento, o prato pode ser servido com farinha de mandioca e arroz
Caldeirada
A caldeirada é um prato típico da região, feita com peixe em postas (dourado, filhote, pescada amarela, tucunaré etc.), temperos, ovos, azeite e tucupi.
Pirarucu à Casaca
O pirarucu à casaca é um prato popular feito com peixe, temperos, manteiga e colorau. O estado do Acre é um dos principais comercializantes desse peixe.
Mujica de Peixe
Prato tradicional da região norte, que pode ser feito com tambaqui desfiado, farinha, pimenta-do-reino, cheiro-verde, pimenta-de-cheiro, colorau, tomate, alho e cebola.
Tacacá
Receita de origem indígena semelhante a uma sopa feita com goma de tapioca, caldo de tucupi, sal, jambu, alho, camarão e pimenta. Geralmente, é servido quente em uma cuia.
Caruru Paraense
Prato composto por camarão seco com cebola, cebolinha, alho, pimentão, quiabo, jambu, farinha, pimenta-do-reino e azeite de dendê.
Gurijuba
É um peixe saboroso de cor parda-acizentada, com cabeça grande e achatada. É muito comercializado no Amapá e pode ser feito com manteiga, farinha de mandioca, alho e leite de coco. Além disso, com sua carne é possível produzir filé e hambúrguer.
Maniçoba
É um tipo de feijoada feita com folhas de mandioca, que substitui o feijão. Acrescenta-se paio, costelinha e carne de porco. Como acompanhamento temos farinha, arroz e pimenta podem ser servidos.
Damorida
Receita indígena feita com carne ou peixe assado. Adiciona-se pimenta malagueta, pimenta jiquitaia, sal e goma de tapioca. Por ser uma prato apimentado, é importante consumí-lo com cuidado. Como acompanhamento, uma dica é servir com arroz e pirão feito com farinha de tapioca.
Doces do Norte
Os doces da região norte são populares e criados a partir dos frutos da Floresta Amazônica. Com eles, é possível fazer doces com açaí, cupuaçú, camu-camu, tucumã, dentre outros.
Bolo de Macaxeira
A macaxeira, também chamada de aipim nas regiões sudeste e sul, é uma raiz da mesma família da mandioca. É muito utilizada para a produção de farinhas, bolos e doces. Como exemplo, existe o bolo de macaxeira, muito popular na região.
Postar um comentário