Quando o objetivo é entrar em forma, as pessoas normalmente associam perder peso a ter uma vida saudável. Na realidade, o que você realmente precisa é perder a gordura corporal. É esse excesso de camada de gordura que está impedindo seu corpo ficar em forma.
Para eliminá-lo, acabamos recorrendo a métodos de perda de peso drásticos e em um curto intervalo de tempo, sacrificando a massa muscular, deixando-o com fome e fraco.
Para você que quer perder gordura corporal e preservar a massa muscular, confira abaixo essas dicas essenciais!
1. Não passe fome
A regra para perder gordura corporal e simples e qualquer pessoa que passou pelo colégio deve saber: você deve comer menos do que você está queimando.
Deixando em outras palavras, não existe mágica, você precisa ter um déficit calórico.
Com uma ajuda de um nutricionista ou endocrinologista, você precisa encontrar o ponto calórico que seu organismo funciona normalmente, ou seja, a quantidade de calorias necessárias para manter seu peso atual. Quando você encontrou o número mágico, reduzar por 500-800 calorias por dia e, em no final de um mês você já terá resultados.
É bom deixar claro que cortar calorias para níveis perigosamente baixos levará a perda de massa muscular e não necessariamente só a perda de gordura. Use uma calculadora para estimar um bom ponto de partida e siga em frente.
2. Comece com a musculação
Sim, levantamento de peso pode ser uma ótima maneira de turbinar a perda de gordura. Esqueça aquela história de que a atividade só serve para construir músculos e hipertrofiar. Você pode usá-lo para manter a massa muscular e queimar uma quantidade significativa de calorias.
Para obter melhores resultados escolha exercícios com maior número de repetição e menor carga ou os que trabalham a movimentação do corpo enquanto levanta pessos (como elevação de barra). Estes movimentos de corpo inteiro vai envolver o maior número de músculos ao mesmo tempo e queimar gordura com mais facilidade.
3. Tenha cuidado com exercícios Cardio
Com sua dieta em mãos, os exercícios cardiovasculares podem acelerar a queima de gordura, utilizando-se das calorias extras. No entanto, se você se empolgar muito com eles podem prejudicar o seu progresso. Excesso de atividade cardio pode auxilier em uma perca muscular grande. Além disso, a atividade vai fazer você se sentir mais esgotado e cansado!
Para perder gordura corporal o mais rápido possível, use os exercícios cardio, mas limite a um máximo de 3 sessões x 30 min por semana, em um primeiro momento.
4. Controle seus carboidratos
Consumo de baixo carboidratos não é uma resposta para todos. No entanto, muitos podem se beneficiar de cortar carboidratos e aumentar o consumo de proteínas e gorduras.
O importante é não se privar de carboidratos por muito tempo que pode levar à perda muscular e sensação de fraqueza. Se você souber equilibrar bastante o consumo dos carboidratos, principalmente antes e após os treinos, conseguirá melhores resultados.
5. Dê tempo para alcançar os resultados
Não crie metas curtas e irreais. Caso contrário, a sua impaciência e falta de resultado vai levá-lo a medidas drásticas. Dependendo da quantidade de gordura corporal você precisa perder, comprometa pelo menos 3 meses de dedicação a causa e terá resultados.
Para incentivar e motivar o projeto saudável, tire fotos e faça a pesagem do antes e depois e acompanhe de perto o consumo de calorias e das atividades físicas.
6. Bateu a fome? Está no caminho certo!
Se você está fazendo a dieta certa vai sentir fome de vez em quando. Caso contrário, fez algum cálculo errado no consumo de calorias. Se você está restringindo severamente suas calorias e de repente não sente mais fome, o seu metabolismo caiu. Isso é ruim, já que para perder gordura você precisa de um metabolismo rápido e bem ativo.
Você deve sentir-se moderadamente com fome quando você acorda e entre as refeições, mas não excessivamente.
7. Cuidado com o excesso de musculação
A musculação é uma faca de dois gumes. Ela tanto pode ajudar a preservar a massa muscular durante a dieta, mas o excesso de treino pode causar contusões e boicotar seus resultados.
Quando você estiver na academia, trabalhe sempre com cuidado na quantidade de peso e execute os exercícios corretamente, sem pressa ou de qualquer jeito. Limite a fazer apenas 3 vezes por semana e intercale os grupos musculares de um dia para outro.
8. Descanse bastante
Fazer dieta pode ter um efeito negativo sobre o sono, dificultando já que você pode se sentir um pouco de fome. No entanto, dedicar até 7 a 9 horas de sono de qualidade por noite é vital, pois muitos dos processos de perda de gordura ocorrem durante este tempo.
Caso tenha dificuldades, um lanche com baixo carboidratos ao dormir pode ajudar, como frutas ou aveia.
9. 3 bebidas para impulsionar o seu metabolismo e perder gordura corporal
Se você beber apenas estas três bebidas em 99% do tempo da dieta, você será capaz de perder gordura corporal mais rapidamente do que nunca.
Café – a cafeína estimula o metabolismo e ajuda você a se sentir energizado;
Chá Verde – contém muitos antioxidantes benéficos que suportam a perda de peso;
Água – Essencial para todos os tipos de funções do corpo, mas também aumenta o metabolismo
Postar um comentário