Quem decide eliminar as carnes, ovos, leite e demais alimentos de origem animal pode achar complicado seguir um cardápio equilibrado. No entanto, é possível assegurar a qualidade das refeições para não ficar com o organismo prejudicado quanto aos nutrientes. Para tanto, veja as dicas para manter uma dieta vegana.
Muitas vezes, as pessoas desconhecem alimentos que podem ser integrados à dieta vegana para torná-la mais diversificada. Engana-se quem pensa que veganos só comem legumes e frutas, já que há muitas opções de grãos e cereais. No entanto, o cardápio tradicional foi restringido pela indústria alimentícia.
Assim, a primeira das dicas para manter uma dieta vegana é apostar nas leguminosas, que são ricas em ferro e em proteínas – mais do que essencial para um cardápio sem carne. Mas não precisa se restringir ao feijão, existe ainda a lentilha, ervilhas e o grão de bico. Quanto aos feijões, a variedade é imensa, sendo que os mais proteicos são o preto, manteiga e cannellini.
Quanto ao carboidrato, é possível fazer muitas variações e não consumir apenas a farinha de trigo integral. Há também o trigo bulgur, o amaranto, a aveia, a quinoa, a cevada de pérola e os diferentes tipos de arroz. Entre eles, alguns são o integral, o selvagem e o arbóreo.
Mais dicas para manter uma dieta vegana
Outra dica para quem está a fim de ficar longe dos alimentos de origem animal é frequentar restaurantes vegetarianos/veganos quando possível. Eles são cada vez mais comuns nos grandes centros urbanos e podem oferecer algumas receitas inspiradoras para você reproduzir em casa.
Há também ótimos restaurantes chineses que seguem a linha vegetariana, onde é possível experimentar iguarias como gengibre, broto de bambu, proteína de soja e legumes nas suas mais diversas versões. Além disso, é possível aprender como usar alguns temperos indispensáveis para a cozinha saudável, como orégano, curry, alecrim e outros.
Ao investir nos temperos, aliás, é possível reduzir a quantidade de sal usada no preparo das refeições. A internet é outro meio para encontrar muitas receitas e mesmo vídeos que explicam o passo a passo de cada receita. Assim, outra dica para manter uma dieta vegana é cozinhar.
Mesmo quem não tem a prática pode experimentar essa arte, assim, fica muito mais fácil de ingerir pratos variados e não cair no marasmo. Além de facilitar a dieta vegana, preparar as refeições vai conferir ainda mais saúde a sua dieta.
Quem tem pouco tempo para preparar as refeições pode separar um tempinho para cozinhar uma maior quantidade de comida e congelar. Assim, facilita as refeições e até pode ser levada ao trabalho, para o almoço, já que nem sempre existe um restaurante vegetariano perto do serviço.
Postar um comentário